Seminário OAB-SP Comissão de Defesa e Proteção Animal.

May 2, 2014

O Presidente e idealizador da F.B.A.A, Ubiratan Rabadan, explanou sobre a importância da Federação Brasileira de Adestradores de Animais no cenário atual, onde a união dos adestradores e associações se faz necessária para uma correta e justa regulamentação. Objetivou também deixar claro ao presidente da comissão Dr. Ricardo Ligiera o compromisso da FBAA no que diz respeito ao adestramento assistencial aos centros de controles de zoonoses (CCZs), e em contribuir para um basta ao maltrato de animais. Grandes nomes da cinofilia estavam presentes no evento como a Dra. Mônica Araújo Grimaldi, José Brito presidente do SindPetShop, Orives Adestrador do Canil da PMESP dentre outros renomados profissionais.

Ainda durante a explanação, falou-se do papel do adestrador como educador, pesquisador e artista, defendendo que estes profissionais merecem ter um órgão de classe exclusivo, e que a FBAA irá lutar para que o MEC (Ministério da Educação e Cultura), monte um curso técnico e outro bacharelado para a formação de novos adestradores e pesquisadores, porém colocou-se a importância de garantir que os já profissionais que tenham um histórico registrado na FBAA sejam certificados apenas por  uma prova elaborada pelo MEC, dispensando-o assim, da obrigação de frequência no curso técnico e cumprimento de estágios.

"Já trabalhamos há anos pesquisando cada novo caso que atendemos, cada dia que passa aprendemos mais, porém não é justo comparar uma pessoa que trabalha há anos com uma pessoa que simplesmente acha que ser adestrador é legal e resolve sair treinando cães porque viu como se faz em um DVD® ou em alguma revista. É preciso compreender a periculosidade de uma situação dessas, pois uma pessoa que não saiba o que está fazendo pode machucar, torturar física e psicologicamente e até matar um animal, além de colocar a sua saúde, sua própria vida e de terceiro em risco ao se propor a fazer algo sobre o qual não tem conhecimento adequado."

Ubiratan Rabadan
Presidente da FBAA durante exposição na OAB - SP

Curso de adestramento, curso on line de adestramento de cães, cursos on line, video aula adestramento.