Audiência Pública-Locação de Cães

April 10, 2015

Para aqueles que ainda não sabem, o deputado federal Ricardo Tripoli apresentou um Projeto de Lei que proíbe a locação e cessão de cães para fins de guarda em todo território nacional (PL 767/2015). De acordo com ele, os animais locados são privados de vínculos afetivos, são explorados, trabalham exaustivamente, entre outras alegações que levam ao comprometimento da integridade física e mental dos animais.

Os profissionais envolvidos no meio sabem que, a maioria das empresas que fazem a locação de cães são idôneas e prezam pelo bem estar e qualidade de vida de seus animais. Sabemos também que, muitas vezes, é nessas empresas que cães abandonados após morderem alguém tem uma segunda chance de ter uma vida digna.

A FBAA defende que, o fato de existirem empresas que tratam com descaso seus animais, não anula o fato de que a maioria das empresas que locam animais são sérias. Dessa forma, defendemos que seja feita uma Lei de REGULAMENTAÇÃO da atividade de locação de cães, e não sua proibição.

Na quarta-feira dia 15/04 às 9 horas, no Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, n.º 100, será realizada uma Audiência Pública para ouvir a população sobre esse polêmico Projeto de Lei. Comunicamos que, nós da FBAA estaremos presentes com o objetivo de levar nosso posicionamento a público. Nós somos totalmente contra esse Projeto de Lei mas queremos sim uma lei de regulamentação da atividade e que nós adestradores sejamos ouvidos.

Ninguém melhor do que nós que trabalhamos diariamente observando, moldando, treinando comportamentos para opinar sobre o bem estar mental dos cães. Está na hora de nós adestradores nos unirmos para dar um basta na criação de leis que afetam nossas atividades sem que nós sejamos ouvidos e sem que tenhamos representação.

Convidamos para tanto todos os adestradores e amigos do adestramento que, se puderem, se façam presentes nessa audiência, quanto mais melhor!