Declaração FBAA sobre vídeo polêmico

Recentemente, circulou um vídeo que mostra um adestrador estrangeiro "corrigindo" um cão que ele alegou ser agressivo de maneira inaceitável, aos socos e pontapés. Isso se passou na China em um seminário que o próprio ministrava e causou muita revolta. Devemos lembrar que o adestrador em questão deu explicação sobre as imagens dizendo que não tinha muitas opções. Para nós da FBAA o que ele fez é injustificável. Infelizmente, nós sabemos que este não foi um caso isolado de agressão por parte de uma pessoa que se diz um profissional adestrador para com o animal.

Não precisamos ir tão longe para isso. Os maus tratos a animais em geral, ainda são comuns, inclusive no Brasil. Há quem se nomeie adestrador mas faz o cachorro obedecer na base da imposição de medo e agressões em todo o Brasil. A FBAA aceita membros com técnicas de treino diversas, mas queremos deixar claro que REPUDIAMOS essas atitudes características de maus tratos.

Queremos lembrar a todos que, - além de ser contra a lei e dar cadeia -, nossa entidade se coloca à disposição de clientes de adestramento, colegas adestradores e da sociedade em geral, para ajudar a responsabilizar essas pessoas e fazer com que sejam punidas pela lei.

Os verdadeiros adestradores amam os animais que treinam, levam seu trabalho e o bem estar animal muito a sério. Temos a esperança de que, com a FBAA consigamos tornar os animais e as pessoas mais seguros quando se trata do Profissional Adestrador no Brasil. Queremos ver isso acontecer no mundo todo também. Condutas como as registradas no vídeo NÃO SÃO TOLERADAS PELA FBAA E NÃO DEVEM SER TOLERADAS POR NINGUÉM EM LUGAR ALGUM!

Att,

Diretoria da Federação Brasileira dos Adestradores de Animais (FBAA)