Nota sobre manifesto.

A FBAA - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ADESTRADORES DE ANIMAIS, torna público seu posicionamento diante de um manifesto que tem circulado nas redes sociais.

O referido manifesto condena o uso do "Colar de Contenção", vulgarmente chamado de "Enforcador".

A FBAA, no uso de suas atribuições, esclarece que tal ferramenta pertence ao rol de instrumentos inerentes à profissão, e que a sua condenação sem amparo técnico-cientifíco, ou baseado apenas na distorção de conceitos por viés meramente ideológico para com os fatos técnicos, traz impacto sem precedentes a esta atividade profissional, bem como ao bem estar animal. Diversos animais que seriam eutanasiados ou que ficariam presos no fundo de um quintal privados do convívio social, foram recuperados por profissionais devidamente capacitados e que fizeram o correto uso de tal ferramenta.

Esclarecemos que o presente manifesto não encontra amparo legal ou acadêmico, que nenhum dos que se identificam como adestradores signatários de tal manifesto possuem cadastro na entidade representativa de classe desta categoria profissional.

É importante ainda frisar que instituições de Segurança Pública do Brasil, e até mesmo outras internacionais, usam o colar de contenção há séculos. De igual modo as instituições de formação de cães guias de cego também as utilizam.

Portanto, afirmamos que o uso adequado da ferramenta por profissional qualificado não implica em lesões ou maus tratos de modo que a FBAA, na figura de representante oficial desta Profissão em solo nacional refuta veementemente tal manifesto.

Ubiratan Rabadan Evangelista Presidente da FBAA FBAA-SP 00001