Nota de esclarecimento(Caso Nut's)

(Caso Nut's)

A Federação Brasileira dos Adestradores de Animais - FBAA, entidade oficial na representação dos profissionais Adestradores, vem por meio desta nota esclarecer que o Sr. Fernando Manglione, acusado da prática de maus tratos contra um cão da raça border collie chamado Nuts, NÃO é adestrador e não pertence ao nosso quadro de filiados.

A pedido das autoridades, por reconhecerem a relevância da entidade, abriremos um procedimento interno administrativo que será relatado e analisado de forma técnica por um colegiado de Adestradores. O relatório final ficará disponível para as autoridades competentes.

Reflexo a este episódio o parlamentar Estadual de São Paulo Sr. Deputado Bruno Lima, elaborou projeto de lei (publicado no dia 10/03/2021) que impõem ao profissional adestrador uma série de limitações e restrições. A justificativa da propositura é muito nobre e o momento oportuno. Entretanto muitas das limitações que estão na propositura impedem o pleno exercício profissional. É importante salientar que a atividade profissional não se limita ao ensino de comandos ou participação em campeonatos. O adestrador é o responsável por reabilitar animais que estão no corredor da morte, bem como proporcionar segurança, bem estar e qualidade de vida a eles.

O profissional adestrador tem competência, conhecimento e autonomia para usar a metodologia de trabalho adequada para cada caso, sempre respeitando os princípios que regem o bem estar animal e o relacionamento harmonioso com sua família.

A Direção